quarta-feira, 15 de maio de 2013

Documentário sobre índios na sociedade atual



Antes do documentário, minha visão sobre os índios era apenas como os primeiros habitantes  a viverem aqui no Brasil, que viviam da caça e da pescas, e as mesmas coisas que veem a mente quando ouvida a palavra índio.
Após o documentário, minha visão sobre os índios mudou, pois eu não sabia que ainda tinha índios no Brasil, como é retratado no livro ‘’Ekoaboka’’. 

Sugestão de Filmes

Livro que li e achei muito legal


Livro que li e  achei  muito legal. Se você um dia lê-lo  também irá gostar.

1º)A estrela Amarela:
Esta é certamente uma história arrepiante e que nos leva às lágrimas, mas não é apelativo . Narrada na primeira pessoa, ela é o meio encontrado por Sylvia Pearlmutter para ajustar contas com um passado que tentou por tanto tempo sepultar em sua memória.

Com o passar do tempo, porém, a protagonista decide que chegou o momento de expressar através da literatura a dor e o sofrimento que destruíram sua infância. Afinal de contas, as imagens marcantes do nazismo estão sempre emergindo em seus sonhos e também nas constantes lembranças.

Ela então decide transmitir suas experiências passadas à sobrinha, a escritora Jennifer Roy, a qual tem o dom de converter a narrativa da tia em um enredo sensível e comovente, permitindo que a própria voz da protagonista flua através das páginas deste livro inesquecível.

Sylvia é uma garota como outra qualquer, com a diferença de que pesa sobre ela o estigma de ser judia em plena ascensão do nazismo na Alemanha; ela viveu sua infância no gueto de Lodz, um dos maiores refúgios criados na Polônia invadida pelos nazistas, no qual se isolavam judeus e romenos.
Os pais da garota tentam iniciar uma nova vida em Varsóvia, mas é quase impossível, nesta época, obter um emprego, e eles voltam para Lodz. No gueto eles não têm outra escolha a não ser deixar a residência em que viviam e se mudar com as duas filhas para um apartamento minúsculo, totalmente desprovido de banheiro.

As meninas são obrigadas a abandonar a escola; a primogênita arruma um emprego, seguindo o exemplo dos pais, e Sylvia permanece completamente só em sua morada ao longo de todo o dia. Neste período ela se vê diante da necessidade de criar novas atividades, pois não traz mais consigo os antigos brinquedos.

A alimentação é restrita às refeições permitidas pelos nazistas, e não raro a fome é a única opção. A criança tem que se habituar às cores sombrias da região em que mora e com eventos trágicos, como o desaparecimento de sua melhor amiga, Hava, que não deixa atrás de si sequer um indício de sua existência, a não ser nas lembranças de Sylvia.

A infância da protagonista é assassinada pelas terríveis e obscuras páginas de uma história que todos desejariam eliminar de suas memórias. Em um período no qual ser uma criança judia era trazer consigo uma constante sentença de morte, já que nada de útil ela podia oferecer aos nazistas, sobreviver foi uma grande vitória, mas que teve seu preço em termos de profundas sequelas emocionais.

Como esquecer as noites passadas em uma sepultura no interior de um cemitério? Ou os longos meses trancados em um porão repleto de umidade ao lado de outras crianças menores e enfermas? Elas eram as únicas remanescentes da população do gueto, e Sylvia estava prestes há completar dez anos quando, pela primeira vez, vislumbrou a perspectiva de ser livre com a chegada dos russos.
ggdf

Resumo do conto formigas Lygia Fagundes Telles

Duas primas decidiram fazer a universidade, então foram fazer a viagem para uma cidade próxima, lá ficaram no hotel, onde vivia uma senhora que fumava . Alugaram um quarto, onde passaram a noite, na mesma noite apareceram formigas que estavam reconstruindo um esqueleto. Diante da  situação e com medo, as primas foram embora e nunca mais voltaram naquele local.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Obras de Lygia Fagundes Telles


Porão e Sobrado, contos, 1938.

Praia Viva, contos, 1944.

O Cacto Vermelho, contos, 1949.

Ciranda de Pedra, romance, 1954.

Histórias do Desencontro, contos, 1958.

Verão no Aquário, romance, 1964.

Histórias Escolhidas, contos, 1964.

O Jardim Selvagem, contos, 1965.

Antes do Baile Verde, contos, 1970.

As Meninas, romance, 1973.

Seminário dos Ratos, contos, 1977.

Filhos Prodígios, contos, 1978.

A Disciplina do Amor, contos, 1980.

Mistérios, contos, 1981.

Venha Ver o Por do Sol e Outros Contos, 1987.

As Horas Nuas, romance, 1989.

A Noite Escura e Mais Eu, contos, 1995.

Biruta, contos, 2004.

Histórias de Mistérios, contos, 2004.

Conspiração de Nuvens, contos, 2007.

Passaporte para a China, contos, 2011.

Biografia de Lygia Fagundes Telles


Lygia Fagundes Telles (1923) é escritora brasileira. Romancista e contista é a grande representante do pós-modernismo. É membro da Academia Paulista de Letras, da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa. O estilo de Lygia Fagundes Telles é caracterizado por representar o universo urbano e por explorar de forma intimista, a psicologia feminina.
Lygia Fagundes Telles (1923) nasceu em São Paulo, no dia 19 de abril de 1923. Filha de Durval de Azevedo Fagundes, advogado, passou sua infância em várias cidades do interior, onde seu pai era promotor. Sua mãe, Maria do Rosário Silva Jardim de Moura era pianista. Seu interesse por literatura começou na adolescência. Com 15 anos publicou seu primeiro livro, "Porão e Sobrado". Formaram-se me Direito e Educação Física, na Universidade de São Paulo, porém, seu interesse maior era mesmo a literatura.
Sua estreia oficial na literatura deu-se em 1944, com o volume de contos "Praia Viva". Casou-se com o jurista Goffredo Telles Júnior, com quem teve um filho. Divorciada, casa-se com o ensaísta e crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes. Em 1982 foi eleita para a Academia Paulista de Letras. Em 1985, tornou-se a terceira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras. Em 1987 é eleita para a Academia das Ciências de Lisboa.
Entre os muitos prêmios que recebeu, destacam-se o Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras, em 1949; o Prêmio do Instituto Nacional do Livro, em 1958; o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por "Verão no Aquário", em 1965; o Prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras, em 1973; o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do livro, com a obra "As Meninas", em 1974; o Prêmio Jabuti com a obra "Invenção e Memória", em 2001; e o Prêmio Camões recebido no dia 13 de outubro de 2005, em Porto, Portugal.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sugestão de músicas

Esta acima se chama : Jesus Cristo, eu estou aqui de Roberto Carlos.


Esta acima se chama : Esse cara sou eu, de Roberto Carlos.


Esta acima se chama : On Valentine’s Day do Linkin Park.


Esta acima se chama :Leave out reset de Linkin Park.

Esta acima se chama: Clastle of glass, da banda de pop rock Linkin Park.

Esta musica acima se chama: In my reamins de Linkin Park.

Esta acima se chama: Comatose da banda de rock Skillet.

E esta se chama: Toureiro de Channel.

Sugestão de Filmes


Lançamento  27 de agosto de 2004 (1h 49min
Dirigido por    Keenen Ivory Wayans
Gênero  Comédia Policial
Nacionalidade  EUA

 

Sinopse e detalhes

Os irmãos Marcus (Marlon Wayans) e Kevin Copeland (Shawn Wayans) são detetives do FBI que estão com problemas no trabalho. A última investigação da dupla foi um grande fracasso e eles estão sob a ameaça de serem demitidos. Quando um plano para sequestrar as mimadas irmãs Brittany (Maitland Ward) e Tiffany Wilson (Anne Dudek) é descoberto, o caso é entregue aos principais rivais dos irmãos Copeland, os agentes Vincent Gomez (Eddie Velez) e Jack Harper (Lochlyn Munro). Para aumentar ainda mais a humilhação da dupla, eles são escalados para escoltar as jovens mimadas do aeroporto até o local de um evento pelo qual elas esperaram por meses. Porém no trajeto um acidente de carro provoca um verdadeiro desastre: enquanto uma das irmãs arranha o nariz, a outra corta o lábio. Desesperadas, elas se recusam a ir ao evento. É quando,para salvar o emprego, Marcus e Kevin decidem por assumir as identidades das irmãs.






Lançamento 22 de janeiro de 2010 (1h 41min) 
Dirigido por Michael Lembeck
Nacionalidade EUA

 

Sinopse e detalhes

Derek Thompson (Dwayne Johnson) é um jogador de hóquei frustrado que só faz sucesso por causa de suas violentas faltas que, invariavelmente, arrancam um dente do adversário. Daí veio o seu apelido, dado pelo fãs, de Fada dos Dentes. Só que ele é um cara que não acredita nos sonhos e, num dia, quase conta para a pequena Tess (Destiny Whittlock), filha de sua namorada (Ashley Judd), que esse negócio de Fada trocar dente de leite debaixo do travesseiro por moeda era uma grande mentira. Como punição por ser um "destruidor de sonhos", Derek é transformado em uma fada do dente. Agora, sob o comando da chefe das fadas Lily (Julie Andrews) e o acompanhamento do assistente Tracy (Stephen Merchant), o estraga prazeres precisará se ambientar com suas novas asas e o mundo da magia, que ele tanto despreza, antes de ser um simples humano novamente. (RC).





Lançamento 26 de abril de 2013 (2h 11min) 
Dirigido por Shane Black
Nacionalidade EUA , China

 

Sinopse e detalhes

Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (Ben Kingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em risco. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar.



Lançamento 22 de julho de 2005 (1h 55min) 
Dirigido por Tim Burton
Nacionalidade EUA

Sinopse e detalhes
Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.




















Pensamentos Filosóficos























Poemas



















Sugestão de Leitura



Aprendendo Inteligência – Volume 1
Autor: Professor Pier  (Pierluigi Piazzi)   Editora:Aleph
140 páginas com  letras bem grandes
Manual de Instruções do Cérebro para Alunos em Geral
Este livro apresenta um método para ativar a inteligência dos alunos, foi elaborado pelo Prof. Pier (lecionando Inteligência Artificial e Configuração de Redes Neurais, no curso de Engenharia da Computação), é dedicado aos estudantes de todos os níveis, o Pierluigi Piazzi (conhecido carinhosamente pelos seus alunos como Prof. Pier) ensina a usar a inteligência para se tornar uma pessoa mais inteligente, pois na sua experiência profissional identificou os erros que tornam o Brasil um dos piores do mundo em termos de Educação.
Obs.: Comprei este livro durante uma palestra que participei enquanto era aluno do Kumon, gostei muito e é por isso que indico a leitura.



Você é Insubstituível
Autor: Augusto Cury           Editora: Sextante
110 páginas

Quem lê este livro  faz uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da vida, pois traz valiosas mensagens para aumentar a autoestima dos leitores.











O menino maluquinho
Autor: Ziraldo          Editora: Melhoramentos
110 páginas com ilustrações
Conta a história de um menino divertido, inventor e uma criança incrível, que todo mundo queria ter como irmão ou como filho.












Diário de um Banana
Autor: Jeff Kinney      Editora: Vergara & Riba
217 páginas

É um diário escrito por uma criança do ensino fundamental chamada Greg Heffley, que  passa por várias situações nos corredores da escola, inclusive “bullying, mas ele é um herói, que supera as dificuldades de sua própria maneira, registrando no seu diário situações que acontecem na escola, o  que fará  e do que realmente faz para ter um convívio satisfatório com os colegas, que são duas coisas bem diferentes. Como Greg diz em seu  diário: “ Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo.”




  
 
Muito Além da Coragem
Chris Benguhe                     Editora: Butterfly
168 PÁGINAS

Esta obra fala sobre os nove princípios do heroísmo (integridade, dever, auto-respeito, fé, devoção, altruísmo, compaixão, atenção e perdão), através de histórias verídicas que traz muita emoção, pois os personagens apresentam superação diante de seus problemas e faz a gente pensar sobre o verdadeiro motivo de estar vivo e também de como devemos tratar nossos semelhantes, jamais se esquecendo dos dez mandamentos da Lei de Deus.
Para quem está com a auto-estima lá  no pé, a leitura deste livro é uma injenção de otimismo para a vida toda.


 O olho de vidro do meu avô
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós  Editora: Moderna
48 páginas

Nesse livro, o autor percorre, mais uma vez, os labirintos da memória, principalmente a memória da infância a qual Santo Agostinho, no trecho escolhido como epígrafe, afirma já não existir no presente, mas existir no passado que já não é.
É o homem que ainda guarda o olho de vidro do avô, mas é o menino que percorre com o leitor os caminhos de Bom Destino, cidade pequena e plana, cansada de tanta paz, em que o tempo parece escorrer mansamente. O avô reina misterioso: com o olho direito, via o sol, a luz, o futuro, o meio-dia, e, com o olho esquerdo, via a lua, o escuro, o passado, a meia-noite; o neto fascinado embrenha-se no mistério como quem não vê, que é o jeito de menino ver. 

Uma notícia relacionada ao capítulo 3 do livro ‘’Ekoaboka’’, em relação ao desmatamento.

Desmatamento na Amazônia cai 28% em outubro se comparado ao mesmo mês de 2011
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que desmatamento continua caindo no país, tendo diminuído 1% em relação ao mês anterior.

O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira os dados referentes ao desmatamento na Amazônia Legal durante o mês de outubro, mostrando uma continuidade na tendência de queda na derrubada de florestas na região. Em relação ao mês anterior, o desmatamento recuou pouco mais de 1%, mas comparado ao mesmo período de 2011 a queda foi de 28%. Em 2012, o número de alertas emitidos em outubro identificou uma área de 277 quilômetros quadrados de desmatamento, contra 386 quilômetros quadrados no mesmo período do ano passado.

A taxa de desmatamento da Amazônia Legal é registrada pelo Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e foi divulgada pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, durante a 108ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), em Brasília. "O Brasil segue reduzindo e vai acabar com o desmatamento ilegal", afirmou a ministra.

Os dados do Deter são divulgados todos os meses, e são resultados de um acompanhamento diário da derrubada de florestas. Eles demonstram a continuidade de uma tendência de queda no desmatamento ilegal, registrada pelo Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes). As estimativas do Prodes, divulgada nesta terça-feira, haviam mostrado que o desmatamento caiu 27% no período que vai de agosto de 2011 a julho de 2012.

 Correntes e foguetes – A ministra do Meio Ambiente ainda fez um apelo aos representantes dos estados no Conama, para que cobre dos governadores leis severas contra a prática do "correntão" — utilização de dois tratores atrelados a uma corrente para arrastar e derrubar a vegetação. Ela classificou a prática como a mais absurda entre as utilizadas pelos desmatadores, porque derruba indiscriminadamente a floresta que depois é queimada.
Além do correntão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) flagrou a volta dos "fogueteiros", prática copiada dos vigias do narcotráfico nos morros cariocas que havia sido abandonada pelos desmatadores. Utilizando fogos de artifício, eles avisam da chegada da fiscalização, enquanto o fogo é ateado à floresta.

O IBAMA também mostrou que o desmatamento ilegal está se sofisticando para driblar a fiscalização. Imagens divulgadas pelo Instituto mostram tratores camuflados no meio da vegetação, por pintura esverdeada, para não serem captados pelos sobrevoos constantes nas regiões indicadas pelo Deter.